PROTEORIA - Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física

A constituição de teorias da Educação Física: o debate em periódicos no século XX é o projeto-base que orienta os estudos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). O grupo busca criar as condições que possibilitem dar visibilidade e permitam compreender, por meio dos impressos, de estudos históricos, de investigações com o cotidiano escolar e da análise da comunicação científica, abrangendo os canais formais e informais, a forma foi e vem sendo produzido o campo da Educação Física no Brasil e as suas teorias. Como em determinados momentos agentes sociais dotados de competências específicas se apropriam, sistematizam e fazem uso do conjunto de saberes provenientes de diferentes áreas do conhecimento, para significar o papel da Educação Física na sociedade e no interior das instituições educacionais. Os estudos desenvolvidos pelo grupo vem impactando positivamente no trabalho de importantes pesquisadores, mestrandos e doutorandos, com a publicação de livros (e capítulos de livros), artigos em periódicos e congressos, e a produção de dissertações e teses. Da experiência acumulada pelo grupo resulta a primeira experiência sistemática da área de Educação Física no Brasil de Avaliar seus periódicos científicos. Este estudo tem impulsionado a melhoria da qualidade das publicações periódicas, propiciando um impacto relevante na comunidade científica em geral, mais de modo particular na avaliação procedida pela CAPES nos periódicos da área de Educação Física.

Coordenadores: Dr. Amarílio Ferreira Neto

Dr. Omar Schneider