Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF)

A aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) ocorreu no dia 13 de abril de 2018, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus São Paulo e contou com a participação de 6 professores do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES).

O PROEF é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de Presidente Prudente, juntamente com os câmpus de Bauru e Rio Claro.

Trata-se de uma proposta que agrega um conjunto com 12 Instituições de Ensino Superior denominadas Instituições Associadas, sendo elas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande (Unijuí), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – câmpus de Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro.

A proposta do PROEF, reúne pesquisadores experientes nas especialidades requeridas na área de concentração e claramente comprometidos com a formação continuada em serviço e em exercício de professores para a área da Educação Física na Educação Básica.

O corpo discente do PROEF é constituído por professores de todas as gerações de egressos de Cursos de Graduação em Educação Física.

A demanda do PROEF caracteriza-se por professores que atuam no ensino da Educação Física em diferentes etapas da escolarização em busca de aportes técnico-científicos para melhor proceder às suas práticas profissionais. Face às necessidades que se impõem para a efetivação da Escola Inclusiva, com demandas de qualificação específica, o PROEF se compõe de professores interessados por apropriar-se de pedagogia suficiente, adequada e inovadora no contexto de atualidade da escola brasileira.

No polo de Vitória, sediado no CEFD/UFES, temos 9 professores envolvidos nas atividades docentes do curso e 12 estudantes matriculados que formam parte das redes de ensino básico de Vitória e região metropolitana e, também, do sul da Bahia. O primeiro encontro presencial ocorrerá na sexta-feira, dia 27 de abril, com a cerimônia de abertura e a aula inaugural, as 9:00h., no auditório do CEFD/UFES. Essa atividade é aberta para toda a comunidade acadêmica e professores da rede de ensino básico.